Carregando...

Diretoria 2019/2022

História

O Sindicato das Indústrias de Vidros, Cristais, Espelhos, Cerâmica de Louça e Porcelana no Estado do Rio Grande do Sul (Sindividros-RS | Patronal) foi inaugurado em 1941 e é um dos primeiros sindicatos organizados no Rio Grande do Sul. Filiado à Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS) desde sua fundação, é espectador e protagonista de quase 80 anos de história da indústria vidreira gaúcha. 

 

Do pequeno grupo de empresas com máquinas para laminação da metade do século 20, hoje o Sindividros-RS representa um conglomerado industrial capaz de processar e produzir todo tipo de vidro. Sua longevidade é mérito e conquista do setor vidreiro, com quem mantém a simbiose que faz do Rio Grande do Sul um dos mais ricos, qualificados e diversificados polos do segmento.

A atual gestão 2019/2022 foi eleita e empossada no dia 1° de agosto de 2019.



Diretoria

Ttulares

Presidente: Rafael G. A. Ribeiro
Vice Presidente: Gilberto Ribeiro
Secretário: José A. G. Paycorich Júnior
Tesoureiro: José Antonio G. Paycorich

Suplentes

Herberto Heinen
Leonir Nicaretta
Carlos Heinen Filho



Conselho Fiscal

Titulares
Jaime Schaeffer
Werner Jorge Roeben
Marco Aurélio De Bastiani

 

Suplentes
 

Andreas Weimer
Ana Paula Schülke
Gildasio Araujo Ribeiro



DELEGADOS REPRESENTANTES JUNTO À FIERGS E ABRAVIDRO

Titulares
Rafael G. A. Ribeiro
Gilberto Ribeiro



Suplentes

Herberto Heinen
José Antônio G. Paycorich
 

Atuação - Segmentos Representados

Vidro plano (processadoras e vidraçarias)
Espelhos (processadoras e vidraçarias)
Vidro oco (fabricantes)
Ópticas e lentes de contato (fabricantes)
Cerâmica de louça e porcelana (fabricantes)

Negócio
Discutir e promover soluções para os desafios do setor, propondo ações de desenvolvimento, representação e proteção.

Missão
Representar perante a administração pública direta e indireta de qualquer poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Munícipios os interesses gerais do setor econômico.

Visão
Até 2022 ser reconhecido pelo setor como a referência da união e representação das empresas da categoria.

Valores
• Juntos somos o futuro
• Responsabilidade Socioambiental
• Compromisso com resultados
• Atenção com associados

Indústrias & Vidraçarias
Associadas

;
Agudo Ajuricaba Alegrete Alvorada Amaral Ferrador Anta Gorda Antônio Prado Arambaré Araricá Arroio do Meio Arroio do Sal Arroio dos Ratos Arroio Grande Áurea Bagé Balneário Pinhal Barra do Ribeiro Bento Gonçalves Bom Princípio Brochier Butiá Caçapava do Sul Cacequi Cachoeira do Sul Cachoeirinha Cacique Doble Camaquã Campina das Missões Campo Bom Campo Novo Candelária Cândido Godói Candiota Canela Canguçu Canoas Capão da Canoa Capão do Leão Caraá Carazinho Carlos Barbosa Casca Catuípe Caxias do Sul Cerro Largo Chapada Charqueadas Cidreira Constantina Cristal Cruz Alta Cruzeiro do Sul Dois Irmãos Dom Feliciano Dom Pedrito Dom Pedro de Alcântara Dona Francisca Doutor Ricardo Eldorado do Sul Encantado Erechim Espumoso Estância Velha Esteio Estrela Farroupilha Faxinalzinho Feliz Flores da Cunha Forquetinha Frederico Westphalen Garibaldi Getúlio Vargas Giruá Gramado GRAVATAI Gravataí Guaíba Guaporé IBIRUBA Ibirubá Igrejinha Ijuí Imbé Ipê Ivoti Jacutinga Jaguarão Jóia Júlio de Castilhos Lagoa Vermelha Lajeado Marau Mariana Pimentel Mato Leitão Minas do Leão Montenegro Não-Me-Toque Nova Alvorada Nova Araçá Nova Bassano Nova Esperança do Sul Nova Hartz Nova Palma Nova Petrópolis Nova Prata Nova Santa Rita Nova Veneza Novo Cabrais Novo Hamburgo Osório Palmares do Sul Palmeira das Missões Palmitinho Panambi Pantano Grande Paraí Paraíso do Sul Parobé Passo Fundo Paverama Pelotas Poço das Antas Portão Porto Alegre Quaraí Rio Grande Rio Pardo Rolante Rosário do Sul Sananduva Santa Cruz do Sul Santa Maria Santa Rosa Santana do Livramento Santiago Santo Ângelo Santo Antônio da Patrulha Santo Augusto São Borja São Francisco de Paula São Gabriel São Jorge São José do Hortêncio São José do Norte São Leopoldo São Lourenço do Sul São Marcos São Martinho São Nicolau São Pedro do Sul São Sebastião do Caí São Sepé Sapiranga Sapucaia do Sul Sarandi Sentinela do Sul Sobradinho Soledade Tapejara Tapes Taquara Taquari Terra de Areia Teutônia Torres Tramandaí Três Cachoeiras Três Coroas Três de Maio Três Passos Triunfo Tupanciretã Tupandi Uruguaiana Vacaria Vale Real VENANCIO AIRES Venâncio Aires Vera Cruz Veranópolis Viamão Vila Flores Vila Nova do Sul Xangri-lá

Único produto 100% reciclável do mundo, o vidro é formado essencialmente por matérias-primas naturais e abundantes (areia, barrilha e calcário). Por sua natureza, é considerado um material sustentável, que combina pureza, nobreza, beleza e elegância. Largamente utilizado na indústria da construção civil, automotiva, moveleira, de bebidas e alimentícia, onde está em constante desenvolvimento tecnológico, o vidro ganha destaque também como objeto.





Reciclagem



O vidro é o material 100% reciclável por excelência. Porém, para que possa acontecer o chamado ciclo infinito de reciclagem, o descarte correto é fundamental. Na reciclagem, o vidro é separado por cores e texturas, garantindo uma nova leva de material com a mesma propriedade. Isso possibilita que os cacos de vidro sejam utilizados na produção.

Hoje, calcula-se que cerca de 40% das embalagens de vidro já sejam feitas com material reciclado. A reutilização do vidro para a produção de novas embalagens também consome menos energia e emite menos CO2.

As ações de reciclagem do vidro no Brasil iniciaram em 1986, quando a Associação Brasileira das Indústrias de Vidro (Abividro) montou o primeiro programa de reciclagem do país, desenvolvendo projetos em parceria com prefeituras e associações comerciais de 25 cidades. Hoje, são mais de 1.000 fornecedores cadastrados em 800 cidades em vários estados brasileiros.



Usinas de Base



A cadeia produtiva do vidro envolve a extração dos minerais, a fabricação do vidro e a consequente transformação do material,destinando-o para as áreas de construção civil, indústria automotiva, indústria moveleira e indústria de linha branca.

A fabricação do vidro é realizada pelas usinas de base, responsáveis pela inovação nos processos. No Brasil, estão presentes cinco usinas – AGC, Cebrace, Guardian Glass, Saint-Gobain e Vivix (única 100% nacional),todas parceiras do Sindividros-RS.

Produtoras de vidros float e impresso, essas empresas são responsáveis pela fabricação de mais de 7.500 toneladas do material por dia (dados de 2019). Os fabricantes de vidro em geral são representados pela Associação Brasileira das Indústrias de Vidro (Abividro).





Panorama Setorial



O Panorama Setorial Vidreiro é resultado do esforço da Associação Brasileira de Distribuidores e Processadores de Vidros Planos - ABRAVIDRO para apresentar o cenário do segmento do vidro através de pesquisa aplicada com as empresas processadoras de vidros do Brasil.

Os dados oriundos da pesquisa realizada anualmente, visa contribuir para o amadurecimento e desenvolvimento do segmento, divulgar os dados importantes como consumo, comércio internacional, faturamento, mão-de-obra entre outros dados relevantes. Acesse os dados e conheça mais sobre o segmento vidreiro.



2020 2019 2018 2017 2016

Projetos e Campanhas

...carregando